segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O que é Amor Verdadeiro?




O Amor verdadeiro não se compra na esquina. Não é algo de ser achado ao chão; é muito difícil ser encontrado. O Amor verdadeiro é atemporal, incondicional aos fatos mundanos, está acima das convenções, religiões, tratados, leis e dogmas que sejam. Há quem passe toda uma vida tentando alcançá-lo, e por mais que se esforce, ele não vem. Pela simples incapacidade de se vê-lo e reconhecê-lo. Há quem o receba de presente no colo, e por não saber cuidar; ou não querer entender a superioridade do Amor sobre preceitos e coisas do homem; o deixa partir para nunca mais voltar. Há quem tenha no amor uma doentia visão, deturpada por séculos de repressão moral e sexual e estereótipos de um Deus de desamor.

Tenho comigo que o Amor verdadeiro tende a acontecer ciclicamente a cada vida. E as vezes ocorre apenas em um único ciclo. Que não deveria ser desperdiçado. Acreditar que se sabe muito bem do amor é um erro. Não se sabe absolutamente nada, ou quase nada, embora se suspeite algumas vezes em sonho e em outros estados anímicos não sujeitos a controle. Por isso temos tendências a esquecer o que é um Amor verdadeiro. Quem dera não fosse preciso se esquecer deste sentimento, mas que se apropriasse dele tanto quanto possível! No ser humano comum se encerra tudo que há de mundano, de selvagem deturpação e caótica visão sobre o amor. No amor se encerra tudo que há de espiritual, sublime e harmônico em conjunto com a Natureza divina do homem esclarecido.

Não há um único ser humano, nem mesmo o mais rude e ignorante, nem mesmo os idiotas; convenientemente simples; que possam ser explicados em sua essência se eles não tiverem vivido um verdadeiro Amor. O Amor não pode ser dividido, separado entre dois polos, tais como o corpo e o espírito, o santo e o pecador, a justa forma e o descompasso. Ele é uno. E precisa de suas contrapartes para existir, os dois lados da moeda que quando unidos são indivisíveis; um que é o homem, o outro a mulher. Um homem que não necessariamente tenha vindo homem feito dos bastidores, mas que se fez homem no palco da vida. Uma mulher que não necessariamente tenha vinda pronta, mas que se formou sob a certeza da impossibilidade de se existir sozinha e por consciência almeja sua parte nos bens do espírito. Dos extremos que se atraem e se unem.

O Amor não pode ser substituído. Ele é em sua natureza insubstituível. Não pode ser trocado por algo abstrato como a fé ou a religião dos homens. Ao contrário do que muitos acreditam, o Amor não é etéreo. Ele é substância, e por isso precisa de pele, precisa de calor humano, suor. Algumas almas humanas, singularmente dotadas de percepção sensível, podem ver as luzes, as matizes e as cores do amor. E podem também ver como ele é cruelmente rechaçado e atacado por aqueles que pretensamente o buscam, sob argumentos errôneos de certo e errado, de bem e de mal. O Amor não tem essa dualidade, está muito acima disso. E se alguma alma singular chega a exprimir suas “visões”, então imediatamente a maioria a prende, rotula de sandices, chama a ciência em seu auxílio, diagnostica sua loucura e trancafiando-a atrás de muros altos protege a humanidade para que não ouçam o grito de verdade dos lábios deste insano amoroso.

Estas almas especiais sabem que o amor é algo substancioso, visível e palpável. Isto por que eles “veem” através das aparências. Sabem que o amor precisa de um corpo para manifestar sua essência. Só assim ele deixa a dualidade, o comum, a abstração e a trivialidade banal de uma manifestação tosca e sem brilho. Mas há que se ter cuidado! Quando apenas valorizam a forma, se perdem da essência pela ilusão manifesta no metal inferior banhado a ouro. Quando a essência é grande, mas não encontra um corpo oposto que lhe permita manifestar, ele carece de forma. E não tocando, beijando, amando, se perde o melhor de sua manifestação divina, como perola encerrada em ostra perdida no fundo do mar. O que adianta tanta beleza e valor se não há quem lhe veja, lhe toque? Por isso, quando dizemos que o Amor é insubstituível, falamos da não possibilidade de se pretender preenchê-lo com um Amor diverso, como um amor divino, familiar ou com a introspecção estudiosa celibatária de um religioso, asceta, crente ou filósofo.

Por último, cabe ressaltar que o amor verdadeiro não vê apenas o invólucro, não vê a casca, mas toda a autenticidade, sinceridade e beleza interior daquela alma que se apresenta. Vemos o físico, mas sobretudo vemos a luz interior. O amor verdadeiro chega como um passo de dança ou como um relâmpago por detrás de milhares de noites, como movimento de maré que nos inunda aos poucos para que não sufoquemos, até nos deixar plenos de satisfação e amor. A palavra “Sexo” vem do latim secare, que siginifica cortar, separar. Isto explica a divisão entre Homem e Mulher. Na forma de amar, no fazer Amor, ocorre a junçaõ dos frêmitos primordiais dos Eus interiores em uma Unidade, e como nas fusões nucleares dos sóis e estrelas, o amor restitui a nós a sensação do Ser, algo somente perceptível no instante em que nos reintegramos ao Universo no gozo d'alma e não apenas da carne. Esse relâmpago que nos liga entre a Terra e o Céu, que nos une em um único abraço e quebra a regra onde dois corpos passam a habitar o mesmo espaço-tempo.
O amor verdadeiro começa onde não se espera mais nada em troca, onde dá a vida um verdadeiro sentido, onde sabemos que ele não tem um final feliz... porque o verdadeiro amor nunca se esgota, nunca se acaba. Penso que Deus brinca conosco ao nos apresentar muitas pessoas enganadas no amor, para que quando finalmente encontremos nossa contraparte; a metade que nos falta; saibamos estar agradecidos. Agradeço então de antemão, a tu que estás vindo. Neste amanhã descobriremos o verdadeiro sentido de amar, ato sublime que fará de nossas vidas expressão máxima do viver.

(R. Moran)
Nov/11   
.. da série: Coisas a dizer... para alguém que está por vir.)
* todos os direitos reservados ©

4 comentários:

  1. Olá,Moran!

    O mais engraçado é que não percebemo quando ele chega, pois vem de mansinho sem alarde, mas nos toma por inteiro e quando percebemo somos um!
    Passei muito tempo procurando, por mais que todos ao meu redor dissesem que não existia jamais deixei de acreditar, e sou feliz, prque me casei com meu amor verdadeiro.
    Lindo seu texto!!
    Obrigada pelas palavras, mas me considero tão somente alguém que busca sempre melhorar, e reconheço que tenho um longo e árduo caminho pela frente.
    Beijos pra ti!!!Boa semana!
    Espero que tenha tido um ótimo natal!E que tenha um Ano Novo repleto de amor, luz e muitas realizações!Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Não sei ao certo o que seria ou como defini-lo, mas desejo que em 2012, o amor esteja presente em todos os seus dias,


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto...
    Essas coisas fazem agente entender a grandiosidade do amor, e oue significa amar verdadeiramente. Muitas vezes nosso amor pode estar muito proximo e não percebemos, ou agimos de tal forma que ele se afasta.
    Feliz Natal e Um ano novo com muito amor..
    Abraços de sua colega blogueira

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto! =*

    Vim te desejar um 2012 repleto de amor, paz, saúde, felicidade e realizações. Que o ano que se aproxima te traga o melhor que a vida puder oferecer.

    Abraços ;)

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Seja livre para opinar, discordar, dar sugestões ou contribuir para o melhor caminho do Andarilho.

Para mí, solo recorrer los caminõs que tienén corazón...